sábado, 23 de outubro de 2010

La Paz – Bolívia Part II

Acordei já era mais de nove horas e todos os passeios para Tiwunaco já tinha saídos, ou seja, só no outro dia ou tentar ir por conta própria. Decidi ir por conta própria e é necessário ir até o “Cementerio” e depois pegar um microônibus popular ate Tiwunaco. O bus que peguei não entrou na cidade, me deixou na estrada, porém é necessário caminhar menos que 1km para chegar no sitio arqueológico e a volta proceder da mesma forma, pegando o micro que passa na frente da bilheteria. As diferenças entre ir particular ou com agência são: Por agência custa 50bol incluído transporte do seu hotel ao sitio arqueológico (ida e volta) e guia particular. Por conta própria eu gastei 18Bol e em questão de guia foi muito simples, tinha muita turma de escola e os guia explicando cada detalhe, foi apenas eu me aproximar deles e escutar em alto e bom som toda informação que queria e ainda por cima de graça.

Antes de chegar no “Cementerio” uma senhora no coletivo me perguntou para onde eu ia e quando isso para Tiwanaco ela já me ofereceu para me acompanhar, pois estava indo para o mesmo lugar e poderia ter algum perigo perto do cemitério e pelo fato dos motoristas querem cobrar o dobro por ser estrangeiro, aceitei de bom agrado e fomos conversando com outra senhora boliviana até Tiwunaco. A senhora ainda me perguntou se eu acreditava em Deus e se era cristão, falei que sim, e ela disse que foi Deus que mandou ela me acompanhar, para me ajudar, porque um cristão nunca fica sozinho na terra e que jamais era para mim esquecer de Deus, viu só? As duas senhoras começaram uma conversa religiosa que durou quase uma hora e eu só confirmava o que elas falavam. Quando fui descer as duas senhoras apertaram minha mão, só não abraçaram porque dentro da van é muito apertado e me disseram: “Mucho gosto em conecer! Dios bendiga! Muy amable usted!” e outros elogios. Ganhei o dia, hehe.

Na volta passei no terminal e vi que já tinha passagem para o mesmo dia para Arequipa-Peru, com isso já comprei e fui direto para o hostel arrumar as coisas para viajar, na hora de acertar a diária o infeliz me cobrou duas diárias, cobrou uma diária apenas porque fiquei 3 horas a mais no quarto do horário permitido e disse que era para eu ter deixado as mochila guardado na recepção que não teria problemas, tentei argumentar de toda forma, mas tive que pagar as duas diárias. Se eu soubesse que daria tempo de viajar no mesmo dia teria feito isso, mas como a previsão era viajar só no dia seguinte nem me preocupei em retirar as mochila do quarto, fora essa decepção, o dia correu na mais perfeita ordem.

Porque estou viajando tão rápido? Nos meus planos originais eu iria ficar 20 dias na Bolívia e 20 dias no Peru até chegar no Equador, contudo como disse em um post atrás aproveitei em junho/julho e viajei durante 23 dias pela Bolívia, ou seja a parte planejado na Bolívia foi feito, e após pensar um pouco decidi encurtar minha estadia no Peru, visto que já conheço boa parte do que iria visitar, estou carregando um peso extra (minha mochila com algumas roupas e itens extra para um tempo maior no Equador), sem contar meu nootbook (que pesa muito e nem posso correr o risco de ficar sem ele). A parte norte do Peru eu posso voltar nos próximos meses, pois estarei bem perto, com isso ficará bem fácil manter uma base em Guayaquil-Peru e a partir de lá conhecer o norte do Peru e o Equador em si. Minha previsão para chegar no Equador era apenas no começo de novembro, contudo creio que essa semana chegarei, devido essas mudanças. Quando estiver em solo equatoriano decidirei o que fazer, até lá Buena Viaje!

22/10

80Bol = R$ 19.95 Boleto Tiwanaku

18Bol = R$ 4.48 Transporte Centro x Tiwanaku x Terminal

120Bol = R$ 29.92 Passagem La Paz x Arequipa

16Bol = R$ 4.00 táxi terminal x hostel x terminal

2Bol = R$ 0.50 Tarifa terminal

5.50Bol = R$ 1.37 Água Mineral

Câmbio R$ 1,00 = 1,57 Soles

Total: R$ 60.22

ps: Mais fotos no Orkut.











Nenhum comentário:

Postar um comentário