sábado, 23 de outubro de 2010

La Paz – Bolívia Part I

A viagem até La Paz ocorreu na mais perfeita ordem, inclusive fui conversando com um brasileiro que está morando em Santa Cruz já faz cinco anos devido a seu trabalho em uma multinacional de alumínio que tem filial na Bolívia. Fui direto para o hostel Torino (perto da Plaza Murilo) que tinha várias indicações no site mochileiros.com, porém o que não me agradou é que nenhum quarto possui tomada de energia e se precisar carregar bateria de câmera ou mp3, tem que deixar o carregador na recepção, contudo é uma das diárias mais econômicas dos hostel que tem por perto, como estou carregando uma mochila extra fica complicado de ficar pesquisando hotel na hora que chega devido ao volume/peso e no dia seguinte nem fiquei em La Paz, portando esse hotel resolveu meus problemas.

O dia que cheguei em La Paz foi até um pouco depressivo, pois todos tours já tinha saído e fiquei andando sozinho pela cidade, conhecendo praças e monumentos históricos, inclusive o Evo Morales estava na Catedral da Plaza Murilo para uma missa, fiquei um tempão esperando para ver ele e não consegui, só consegui ver as dezenas de seguranças. No caso disse que foi um pouco depressivo porque quando você não tem nada para fazer e está sozinho em um lugar distante e desconhecido é um pouco perturbador, mas é só arrumar o que fazer que tudo passa, como se comprovou nos dias seguintes. Entretanto quando chegam esses momentos é só entrar na internet e falar com amigos que tudo está resolvido. A noite andei pela cidade que aparecia carnaval, cheio de musicas e com as ruas lotadas, porém tive que comprar um despertador e dormir cedo, pois no dia seguinte iria fazer o famoso downhill e tinha que estar na agência as 7 horas.

As 6:40 eu estava em frente a agência esperando o guia para o Downhill. Foi passando o tempo e nada dele aparecer, até estava pensando deve ser melhor assim é Deus querendo me livrar de algo, porque o medo já estava aparecendo e já estava me preparando para pedir meu dinheiro de volta e fazer outros passeios mais convencionais quando o guia apareceu, porque muitos diziam que era a maior adrenalina possível, o melhor passeio do mundo e outros diziam que jamais voltaria a fazer, pois o medo foi muito, antes que eu responda a minha opinião sobre o downhill, deixa eu explicar o que é esse tal de Downhill para quem nunca ouviu falar.

O Downhill é um passeio de bike pela estrada mais perigosa do mundo, conhecida mundialmente como “The Road of Death” – “A estrada da morte”. De La Paz até a cidade de Coroico é cerca de 95km, contudo você pedala aproximadamente 65Km desde La Cumbre até Coroico. Essa estrada foi construída em 1930 por prisioneiros paraguaios durante a Guerra do Charco. Em La Cumbre, o ponto de partida com as bikes, você esta a uma altitude de 4.700m chegando ao final da estrada a 1.200m de altitude. Você pedala cerca de 65 km, pedalar é modo de dizer, pois em 65km você precisa pedalar apenas uns 3km (terreno plano) o restante é apenas usando o freio, somente decida. Creio que é a única estrada no mundo que as bicicletas ultrapassam os carros e caminhões, foi minha primeira vez e espero não ser a última, que de bicicleta eu ultrapassei carros, caminhões e cheguei a uma velocidade que nem quero imaginar.

A primeira parte do passeio é quando chega a La Cumbre, que irá vestir os equipamentos de seguranças, escutar atentamente as primeiras instruções e conhecer sua bike, feito isso, é pura adrenalina descer a rodovia (essa parte ainda é asfalto) na maior velocidade fazendo pequenas paradas para fotos e contemplar a paisagem. No próximo trecho é a estrada da morte em si. Estrada pequena, de terra, cortando cascatas, rios e beirando abismos muito profundos. Quando está no asfalto você pode frear a bike com tranqüilidade que não corre o risco de derrapar, contudo no cascalho e estrada cheia de pedras a historia é outra. Realmente tem parte que as curvas são tão fechadas e a estrada é tão estreita que tem a impressão que se você for um pouco mais rápido irá voar abismo abaixo, mas é só ter cuidado e não desgrudar dos freios que o tour não terá maior problemas. Nosso grupo foi composto por cinco pessoas: eu, um neozelandês, um inglês e um casal de austríaco. Meu único receio antes do passeio era o pessoal do grupo correr de mais e eu ficar para trás, porque não estava afim de ir em toda velocidade e correr o risco de voar abismo abaixo, contudo no final deu tudo certo e fui eu e os outros dois que teve que ficar esperando o casal de austríaco que já eram de uma certa idade e desceram bem devagar.

A descida de bike por todo o trajeto é simplesmente perfeita. Na primeira parte que é ainda no asfalto, além do cenário magnífico você conta com a velocidade, pois da uma maior segurança correr no asfalto com a estrada quase certinha, eu digo quase porque em alguns pontos tem buracos ou está em manutenção. Na segunda parte automaticamente você diminui a velocidade, pois a estrada é pura pedra e terra, super estreita e tem umas curvas muito sinistras, sem contar que inúmeras vezes quase parei no meio do caminho para apreciar cascatas e os abismos ao seu lado. Tentei descrever o que pude, mas simplesmente é necessário fazer a descida para saber a emoção e adrenalina que sente na hora. Para finalizar o dia, após a descida vamos para um hotel em Coroico para almoçar e depois tomar um banho de piscina ou recuperar o fôlego. Antes que me esqueça logo que começamos a descer pela estrada de terra começou a chover, ou seja, mais adrenalina possível.

Para completar o dia com “chave de ouro ou chave de barro” estávamos voltando para La Paz quando a van quebrou no meio da serra, tivemos que pegar uma carona com um ônibus que estava passando na estrada, pois a descida de carro estava proibida naquele momento devido a uma forte nevasca que estava tendo em La Cumbre, com isso o carro que viria nos buscar no teria como chegar até nós. Já tinha visto nevar no norte do Peru em 2007 e no Chile em 2008, porém como agora nunca tinha visto, estava muito forte, o asfalto estava repleto de neve, os carros todos branquinhos e o perigo solto, pois muitos carros patinavam com o asfalto escorregadio, todo cuidado era pouco. No final tudo deu certo e chegamos vivos em La Paz quase uma hora da manha. I Survived!!!

20/10

10Bol = R$ 2,49 Taxi terminal x hostel Torino

45Bol = R$ 11.22 Hostel

19Bol = R$ 4,73 Almoço

350Bol = R$ 87.28 Passeio Downhill

5Bol = R$ 1.25 Água Mineral

4Bol = R$ 1,00 Internet

20Bol = R$ 4,98 Despertador

Total: R$ 112.95

21/10

25Bol = R$ 6,23 Tarifa para o Downhill

90Bol = R$ 22.44 Hostel

Total: R$ 28.67

ps: Mais fotos no Orkut.




















6 comentários:

  1. Nosso gostoso andar de bike nesse lugar maravilhoso! Nem deu um friozinho na barriga né huashaus
    Sucesso nos seus sonhos !

    bjos maninho !!

    ResponderExcluir
  2. que maravilha amigo, sucessos!!
    ah! espero que vc esteja curtindo por mim tbem, abços.

    João Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Nossa que demais!!! Eu quero, mas com ctz ia fazer companhia pros austriacos, rs rs... a sensação que dá é q vai direto abismo abaixo mesmo kkkkkk.
    To amando ler suas aventuras amigo, mas não esquece de sobreviver please. ;****

    ResponderExcluir
  4. AHhhh que doido!! tá começando a ficar emocionante hein!!
    pelo jeito o cambio Peruano é mais forte né? vai pesar mais.. vc vai na Argentina?

    um abraço "anjinho das tias religiosas", kkk

    ResponderExcluir
  5. Viniciuss nem vou na Argentina dessa vez, bom nao esse ano, ano que vem qm sabe.. estou querendo ir em Julho com uma turma la.. mas isso é planos muitos futuros, pois USA tbm esta na lista hehe.

    Anjinho das tias religiosas foi duroo hein kkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Eh fabricio

    Massa de mais andar de bicicleta neste lugar ...

    Quem sabe um dia eu faço uma viagem desta contigo
    rsrsrs

    :P

    ResponderExcluir