terça-feira, 12 de outubro de 2010

First Post!!!

Reservei o espaço do primeiro post para fazer algumas considerações:

- Quem sou eu ??
Sou um cara simples que procura olhar o lado positivo das inúmeras situações que enfrentamos, tento dar valor nas pequenas coisas e nas pessoas ao meu redor. Meus sonhos são muitos, mas a força de vontade para realizá-los é ainda maior.

- Que motivo levou-o a fazer essa viagem?
Desde que me conheço por gente gostei de viajar, conhecer lugares e pessoas, sempre que podia viajava nos finais de semana para acampar na encosta de alguma cachoeira, visitar outras cidades, conhecer novos amigos e rever os antigos, só que nem sempre foi possível fazer uma aventura maior, primeiro pelo fato de eu ser “de menor” e depender de meus pais para ir para lugares distantes e ficar mais tempo, segundo pela condição financeira que era inteiramente dependente deles e talvez o terceiro motivo seria pela insegurança de sair de casa. Porém em 2007 estava com 20 anos quando fiz meu primeiro “mochilão” junto com um casal de amigos, foi uma viagem inesperada em menos de 10 dias elaboramos o roteiro e preparamos nossas mochilas e viajamos pela Bolívia, Chile e Peru durante 42 dias. Ao retornar dessa viagem me transformei completamente, meu contexto de mundo e pessoa mudou totalmente, comecei a dar mais valor nas coisas simples, nas pessoas e no meu tempo, incluindo por definitivo as viagens “os mochilões” como um estilo de vida a ser seguido valorizando sempre a qualidade de vida e aprimorando meu crescimento pessoal. Após minha volta comecei a apreciar cada vez mais o sabor de uma boa comida, a conversa jogada fora com um amigo, o conselho de um sábio, a melodia de uma música, o vento no rosto e o sentimento de liberdade e tranqüilidade quando estamos se sentido bem conosco mesmo, involuntariamente minha transformação me rendeu mais viagens nos finais de semanas e feriados prolongados, passei a fazer novos amigos com mais freqüência e a valorizar cada vez mais os antigos e verdadeiros. Após inúmeras viagens rápidas no interior do Brasil no final de 2008 viajei com outro amigo para Argentina e Chile durante 38 dias, confirmando minha suspeita de me consagrar um eterno viajante em busca de aprendizado e conhecimento, um mochileiro de carteirinha. No ano de 2009 e meados de 2010 fiz muitas viagens rápidas e continuei meu crescimento como ser humano, contudo, uma inquietação começou a me dominar, um sentimento que o mundo está girando cada vez mais veloz e os dias se abreviando com uma intensidade incrível, entrava cedo no escritório e ao anoitecer estava voltando para casa e meus dias foram passando cada vez mais rápidos e eu não estava vivendo-os com intensidade, apenas uma rotina massacrante. A idéia de ter um período sabático começou a fluir em minha mente com mais força a cada novo dia, após muitos pensamentos, dúvidas e incertezas finalmente a decisão foi tomada e ficarei um tempo longe de trabalho e da pressão do cotidiano. O período sabático pode ser definido com um período de afastamento do trabalho onde a pessoa utiliza para refletir sobre sua vida e sua carreira, os mesmos princípios estão sendo utilizados por mim, que nesse tempo que estiver viajando estarei refletindo sobre minha vida, meus erros e acertos, defeitos e qualidades, realizações passadas e objetivos futuros.

- Decisão Fácil?
Sinceramente creio que foi uma das decisões mais difíceis que já tomei na vida. O fato de sair da zona de comodidade e entrar em um ambiente totalmente desconhecido, perturba a mente humana com uma ferocidade inexplicável. Por ser uma pessoa racional e calculista a decisão ficou ainda mais difícil, pois levou em conta todo meu lado capitalista de aumentar cada vez mais meu patrimônio, anseios e medos pessoais, criticas de terceiros, sem contar à mídia que jorram noticias maléficas criando um negativismo ao nosso redor. Cansei de ouvir que emprego está difícil, que hoje as coisas estão mais difíceis do que ontem, a criminalidade aumentou, a democracia de um país virou ditadura, que se eu sair agora quando voltar “estarei perdido”, mas vamos com calma. Já ouviram comentar em alguma época, tanto vocês, como seus pais e seus avos que o tempo estava ótimo? Que o governo é excelente, que o salário é suficiente? Sempre o presente será mais difícil do que o passado e o futuro, pois faz parte da auto defesa do homem achar um culpado para os problemas do que reconhecer sua própria culpa. Mas para conseguir tomar essa decisão pensei muito, fiz muitas planilhas e planejei muito, sem contar que tampei os ouvidos para as criticas destrutivas e escutei atentamente as criticas e conselhos positivos. Com isso tomei uma decisão segura visto que nós nos arrependemos mais das coisas que não fizemos, do que das coisas que fizemos.

-Porque vou viajar sozinho?
Meu maior receio de embarcar nessa aventura não foi o fato de ter que sair do emprego, largar a família, todos os amigos ou deixar para trás todo meu mundinho, mas sim a questão de ter que viajar sozinho, curtir os bons e maus momentos sem nenhuma compania, enfim, conviver comigo mesmo . Passei noites sem dormir pensando vou ou não vou? Vou agora sozinho ou espero alguém para ir comigo algum dia? E se esse dia nunca chegar? Vou ter que conviver com a culpa de não ter tido coragem para realizar um sonho? Afinal, encontrar uma boa compania para viajar um mês já é difícil, imagina vários meses. O fato de ficar sozinho em casa nos finais de semanas, sem ter amigos por perto para conversar e dar boas risadas nunca me agradou, agora imagina viajar sozinho por terras desconhecidas sem ter nenhum amigo por perto num raio de milhares de quilômetros, sinceramente, isso me apavora.
Teve dia que acordei e pensei convicto: - Não vou mais viajar, vou esperar uma compania. Quem sabe um grande amor não me fará compania nas minhas mais loucas jornadas? Passado algumas horas estava novamente convicto e falava comigo mesmo: - Larga de ser covarde e vai ser feliz. Outro dia acordava e adivinha o que estava perfeitamente convicto? – Não importa se for com alguém ou sozinho, eu vou viajar. E novamente após algumas horas o pensamento voltava a me importunar: - Sabe de uma coisa? Vou esperar alguém para ir comigo. Ó indecisão que atormenta a alma, faz perder o sono e atrapalha a concentração.
Confesso que mesmo após ter tomado a decisão, ter preparado a mochila e estar preste a colocar o pé na estrada, só o fato de pensar nessa hipótese meu coração aperta pra valer. Sem nenhuma sombra de dúvida eu preferiria viajar acompanhado com algum amigo ou que seria muito melhor, viajar acompanhado do grande amor da minha vida, viu como sou romântico? Como não foi possível realizar nenhuma das duas hipóteses no momento, decidi que vou ter que encarar esse desafio sozinho. Parando para pensar vejo como a vida é engraçada, a primeira viagem fui com dois amigos, a segunda viagem fui com um amigo e a terceira viagem vou sozinho. Sei que haverá outras viagens, algumas irei sozinho novamente, outras com amigos e outras se tiver muita sorte, com um grande amor. Também sei que irei aprender muito viajando sozinho, serei outra pessoa no final dessa viagem, pois nesse tempo que estarei sozinho, vou aproveitar para fazer uma reflexão de vida e conhecer meu “eu” interior, conhecer com maior profundidade meus medos e anseios, meus defeitos e qualidade, meus pontos fracos e minhas virtudes. Tenho certeza que não será uma viagem totalmente solitária, pois a cada novo dia que surgir novas pessoas irei conhecer, talvez nunca mais volte a vê-las, mas tenho certeza que ficarão marcadas para sempre na minha história de vida.


- Sou rico? Milionário? Afinal tem que ser rico para largar tudo e ficar viajando!
Após minha foto ser publicada no blog e aparecer algum tio milionário desconhecido com uma herança polpuda para me deixar milionário, então eu serei, mas ate isso não acontecer, eu sou apenas um cara simples que infelizmente precisa trabalhar, não tenho o que reclamar do que Deus me concedeu, mas essa atitude foi decidida em base de muito planejamento e controle. Enquanto muitos da minha idade estão gastando todos seus salários e rendimentos em baladas, festas e cervejas, eu sempre trabalhei desde cedo, procurei ler, estudar e aprender a investir meu dinheiro, passei noites lendo sobre controle de finanças, aplicações no mercado financeiro e novos investimentos, como tive uma educação financeira familiar com base sólida aliada aos meus controles de gastos, muitas vezes chamado de “mão-de-vaca”, “unha-de-fome”, isso veio a contribuir para atingir alguns dos meus objetivos. Portanto o fato de realizar essa viagem e na volta estar tranqüilo para me restabelecer novamente foi fruto de muito suor e sacrifício. Quem sabe na minha volta eu possa trabalhar com controle de finanças pessoais ajudando as pessoas a realizarem os sonhos delas. Deixo uma dica aqui, podem começar lendo: Pai Rico Pai Pobre (Robert Kiyosaki), Casais Inteligentes Enriquecem Juntos; Investimentos Inteligentes (Gustavo Cerbasi), Mais Tempo Mais Dinheiro (Gustavo Cerbasi e Christian Barbosa), O Homem Mais Rico da Babilônia (George S. Clason), Bem Vindo a Bolsa de Valores (Marcelo Piazza), o Segredo da Mente Milionária (T. Harv Eker), entre infinitos títulos disponíveis, mas não é apenas ler, tem que por em prática, não faça pelos outros, faça pelos seus sonhos, faça por você.

Qual será o roteiro e quanto tempo terá a viagem?
Sairei do Brasil com a primeira fase do roteiro pré-definido, visto que poderão acontecer mudanças logo no primeiro dia de viagem. A idéia inicial é andar novamente em terras bolivianas e peruanas, conhecendo alguns lugares que não estive antes e rever lugares que ficaram marcados na memória, depois seguirei para o Equador para ficar por algum tempo em Guayaquil com alguns amigos, depois o roteiro ficara aberto a novas idéias, porém a idéia original é seguir para a Colômbia, um pulo na América Central, Venezuela, quem sabe as Guianas, Suriname, uma passada no Brasil e um pulinho na Oceania, mas como disse, tudo poderá mudar logo nos primeiros minutos. Li muito sobre os famosos RTW, viagens de um ano ao redor do mundo, pelo fato do ticket da Star Alliance ou Oneworld ficar muito barato até compensa, mas fazer um roteiro com 30 a 50 países durante um ano acho muito corrido, isso é um ponto de vista meu, respeito e admiro quem faz o estilo tradicional, porém quero ter a convivência da cultura do local, não apenas visitar o país e acho que tem que ser pelo menos 15 dias no país, isso daria uns 24 países em um ano, com isso resolvi dividir minha RTW em etapas. Agora será América do Sul e América Central se for possível, depois America Central, Europa Oriental, parte norte da Europa e assim sucessivamente, conforme o tempo e dinheiro forem sendo disponível. Como disse no começo mudanças e surpresas sempre nos acompanham, então como poderia prever a duração? 1 semana? 1 mês? 3 meses? 6 meses? 1 ano? 10 anos? Só irei saber de algo quando estiver vivendo “o momento”, mas o planejamento inicial dessa etapa é durar por volta de seis meses.

- Afinal, que utilidade pública tem esse blog?
O intuito desse blog antes de qualquer coisa é informar meus familiares, amigos e conhecidos aonde estou atualmente, que lugares visitei, pessoas que conheci e planos futuros, enfim, o que estou vivenciando no momento nessa minha peregrinação por terras desconhecidas, pois ficar escrevendo e respondendo email individualmente nem sempre será possível e visto que as perguntas sempre serão semelhantes, com isso facilitarei minha vida, tornando mais produtiva minhas horas e meu custo com Lan houses, porém sempre estarei colocando dicas de lugares e preços para alguém que milagrosamente acessar o blog e se interessar em fazer um mochilão por onde eu estiver passando. Irei sempre ler os comentários do último post, com isso se alguém tiver alguma dúvida a respeito de algum lugar, valor ou de qualquer outro assunto, estarei respondendo no post seguinte o que estiver ao meu alcance e conhecimento.

- Com que freqüência o blog será atualizado?
Pergunta difícil, visto que nas últimas viagens que fiz não consegui manter uma atualização diária e acabei abandonando outros blogs por causa do tempo escasso e pela duração das viagens que variou de 30 a 45 dias, mas como essa será uma viagem de longa duração, estarei atualizando semanalmente o blog, com isso tentarei manter um padrão de um ou dois post por semana.

- Onde poderei ver as fotos da viagem?

Colocarei algumas fotos no próprio blog, porém a maior quantidade de fotos ficara no meu perfil do ORKUT .

www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=12369392695904843187

7 comentários:

  1. Queridooo....mto bom seu blog, gostei...Boa sorte pra você....bjosss! Glaucia

    ResponderExcluir
  2. Ah não, orgulho maior eu tenho de você!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu supeeeer apoio, exceto a parte de você perder o evento do ano (minha formatura)... Toda sorte do mundo pra você, que você volte renovado e uma pessoa muito melhor (se isso for possível), e não esquece a lembrancinha pra me pedir perdão hihihi.
    Te amo. Que Deus guie seus caminhos :**

    ResponderExcluir
  4. cada vez mais você me encoraja a tomar uma decisão louca dessas, mas tem a diferença que eu quero MUITO ser funcionário público, então meus mochilões serão de apenas 30 dias, nas férias...
    Muito sucesso nessa viagem! (Louco consciente) rs
    abração

    ResponderExcluir
  5. E vai ficar sem meu tereré. Boa viagem!!! =*

    ResponderExcluir
  6. ( Fa ), eu tem argulho de vc.... pela sua coragem, q Deus te abençoe q seus sonhos sejam realizados

    ResponderExcluir
  7. Tenho mto orgulho de vc,pela sua coragem,determinação e seu carater(mas essas maluquices tem me custado mtas lágrimsa)
    mas o que importa é vc estar feliz.
    Que Deus te abençõe e guie na sua viagem
    bjs da mamy

    ResponderExcluir