domingo, 28 de novembro de 2010

Censo 2010 no Equador

O blog foi criado com objetivo de relatar e informar aos meus amigos e quem tiver interesse sobre minha viagem, como já resolvi morar aqui no Equador logo no começo da viagem ficou um pouco complicado para mim de ficar escrevendo no blog sobre o que estou fazendo, pois quando você está na estrada, em todo momento tem novidade, histórias e acontecimentos, pois todo dia está em lugares diferentes com pessoas diferentes e a partir de quando se estabelece em um lugar, se adapta e começa uma rotina, tudo parece ser normal e corriqueiro, contudo vou escrevendo os últimos acontecimentos por aqui.
Hoje, 28 de novembro de 2010 está acontecendo um levantamento aqui no Equador, ou seja, um censo para mapear população local, estrangeiros residentes no país, condições de vida da população, situação financeira, enfim, igual o IBGE faz no Brasil. A diferença é que no Brasil o censo tem um período de trabalho de 6 meses e é feito por etapa, pelo fato da extensão geográfica do pais, quantidade de habitantes, entre outros fatores e o IBGE terceiriza os funcionários para fazer o levantamento, colher as informações e fazer o processamento dos dados. Aqui no Equador vamos dizer que a diferença é intrigante. O censo está sendo realizado hoje, porém é só hoje, o censo será feito no país inteiro hoje, para conseguir realizar essa façanha em um único dia o governo decretou que nenhum cidadão poderá trabalhar, sair nas ruas, viajar, enfim, um feriado forçado onde só funcionou os serviços básicos (hospitais, aeroporto só para vôos internacionais, policia, etc) se alguém precisa sair na rua para uma emergência médica terá que justificar se não corre o risco de ser preso, resumindo, se sair na rua é preso pela policia, nada esta aberto, não tem ônibus, táxi e o lema de hoje é ficar em casa para receber quem estiver fazendo o censo.
Como será feito em apenas um dia o censo é óbvio que o governo iria precisar de uma quantidade muito grande de pessoas para colher as informações e o custo seria um pouco elevado, com isso tomou uma decisão muito sensata, convocou todos os estudantes para fazer o censo, com isso não tem nenhum custo e tem o número de pessoas suficientes para realizá-lo. Cada estudante terá uma área e um número de casas para ir e será acompanhado por dois soldados do exército, caso algum morador não quiser recebê-los e para protegê-los em lugares vulneráveis. O cidadão que receber o estudando e os dois soldados na hora do almoço também será obrigado a oferecer almoço gratuito, não é de duvidar essa atitude do governo, já que não ira pagar ninguém para fazer o censo, para que gastar com comida se as pessoas pode alimentá-los de graça. O “toque de recolher” teve inicio as 08:00 e com previsão de término as 17:00. Algumas pessoas dizem que o último censo realizado no país foi a vinte anos, outros dizem que foi á dez anos. Agora fica a pergunta será que no Brasil os estudantes iriam fazer o censo? Será que a população respeitaria o “toque de recolher”? Não tem como comparar o Brasil com o Equador, pois são as diferencias são explicitas tanto em extensão como em números de população, mas é engraçado o fato de pensar nos estudantes sendo convocados no Brasil. Agora já são 17:40 a cidade começou a se movimentar e a vida volta em seu curso natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário