terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Quito

Desde que cheguei no Equador fiquei apenas em Guayaquil, como já decidi morar aqui, resolvi que quando estiver perto de ir embora eu viajo pelo país ou vou conhecendo aos poucos. Nesse fim de semana tive a oportunidade de ir para Quito, contudo foi uma viagem meio rápida e não tive muito tempo para conhecer tudo que a cidade oferece.
O ônibus saiu na quinta-feira ás 23:30 de Guayaquil, na garagem da empresa que fica umas quatro quadras de casa, chegando em Quito as 06:15 aproximadamente. A viagem foi tranqüila, como estava a noite nem foi possível ver a paisagem do caminho, que dizem que é cruzando várias montanhas. San Francisco de Quito, mais conhecida como Quito, está localizado em um vale e é cercado de montanhas de todos os lados, com isso é uma cidade estreita e cumprida. Atualmente a cidade esta em processo de expansão e os vales ao lado estão sendo todos ocupados para atender a demanda, para ligar os vales há autopista em cima das montanhas interligando todos os vales, enfim, toda a cidade. Quito foi considerada a cidade com maior quantidade de área verde da América Latina, e existe uma lei que proíbe a construção em área verde nos vales que estão sendo ocupados, ou seja, a construção tem que ser ecologicamente correta. As maiores atrações turísticas de Quito são: Conhecer ou escalar os vulcões que fica em sua volta, como o Cotopaxi, o Pichincha, entre outros, visitar o centro histórico e ir à linha do Equador, que fica aproximadamente 35 km do centro, onde há um monumento que marca o local como “la mitad del mundo”(o meio do mundo).
O clima da cidade depende apenas do sol, se o sol aparece esquenta, se as nuvens estão encobrindo-o a temperatura cai. O vento influencia muito na temperatura, pois ao passar pelos montes nevados (principalmente o vulcão Cotopaxi) trás um vento gelado para a cidade, que faz a sensação térmica abaixar muito. Quando cheguei na cidade estava um frio razoável e após o sol aparecer ficou um clima bem agradável.
A intenção da viagem para Quito foi para ir a um casamento, apesar de que nem conhecia os noivos, passei a conhecê-los assim que cheguei rsrs. Conhecia apenas o irmão da noiva, porém o Junior conhecia os noivos então problema resolvido. O casamento foi no sábado e pensei em conhecer a cidade na sexta, pois sábado e domingo iríamos ficar enrolados com o casamento e outros planos que já tínhamos, contudo na sexta-feira deu apenas para conhecer o centro histórico da cidade e teve que ficar para outra oportunidade conhecer os vulcões e a Linha do Equador “a metade do mundo”.
Quito foi fundada em 6 de dezembro de 1534, com isso esse fim de semana foi seu aniversário de 476 anos. A cidade toda estava em festa, ruas fechadas e muitas pessoas saindo em cima de carros de som para comemorar. Sábado e Domingo fizemos o que estava programado como ir ao casamento e ser os únicos da festa sem roupa de festa, sempre em um casamento que você vai você percebe que tem 10 padrinhos, 9 estão de ternos e tem aquele infeliz que está só de camisa com os botões aberto até o peito ou todos convidados estão trajados de sociais e tem um ou dois de roupa esporte parecendo que está indo a um estádio de futebol, sempre comentei sobre isso e dessa vez nós fomos os comentados, digo nós, porque eu não fui o único, isso inclui Junior, Lorena e o Erick (pensava que ia deixar de mencionar vocês nessa presepada?). Eu vim preparado para fazer um mochilão de volta ao mundo e não para ir em casamentos, mas tudo bem, quem liga para o que você está usando (¿alguém liga?), no restante o casamento estava perfeito, do jeito que me convém, lugar bonito, poucos convidados, um casamento que tento definir como simples-chique eu penso, não posso dizer que estava só a família e os amigos íntimos porque eu estava no casamento, que não era nenhum e nem outro até esse fim de semana, agora posso me considerar um amigo.
No domingo fomos para o terminal as 15:30, contudo ônibus para Guayaquil só tinha as 19:00 horas em diante, resolvemos pegar um ônibus para Quevedo, uma cidade no meio do caminho, que estava previsto para as 16:20, e ao chegar lá tinha possibilidade de pegar um ônibus para Guayaquil. Como na vida nem tudo que planejamos sai conforme esperado, aconteceu alguns imprevistos no meio do caminho. Chegando em São Domingo a policia (narcóticos) estava fazendo uma blitz geral e todos ônibus foram parados, todos passageiros tiveram que descer do ônibus e ficar encostado no ônibus com mãos para cima para ser revistado pelos policiais, igual filme hehehe, após checar bolsos e mochilas éramos liberados para voltar ao ônibus, contudo uma policial gordita, resolveu cismar com nós porque éramos estrangeiros e tivemos que apresentar os passaportes, ninguém teve que apresentar identidade, o meu passaporte estava tudo ok, pois meu permiso vence final de janeiro, contudo o do Junior venceu já faz alguns meses e como ele não renovou, ficou ilegal no país, a policial não aceitou desculpa e acabou detendo, não permitindo que ele embarca-se no ônibus novamente, resumindo, voltou para casa eu, a Lorena e o Erick (a Lorena também estava com permiso vencido, mas por causa da Vitória, filha deles de 2 anos, a policial liberou ela) e o Junior acabou indo para delegacia aonde ficou preso e foi liberado só na segunda as 18 horas e só foi liberado porque alguns amigos de Quito foi na cidade que ele ficou preso e conseguiu um advogado particular para solta-lo se não tivesse isso, iria ficar preso uns 15 dias até algum advogado do poder público fazer a papelada e o juiz julgar a sentença, contudo ontem foi resolvido e hoje de madrugada já estava em Guayaquil, agora tem que correr atrás dos documentos para legalizar, pois se a policia parar ele novamente o problema será maior.
Quando chegamos em Quevedo um ônibus para Guayaquil estava saindo, contudo estava lotado, mas tivemos muita sorte, pois um ônibus vazio tinha acabado de chegar e tinha umas vinte pessoas que queria ir para Guayaquil, ficamos pressionando o motorista até ele concordar em nos levar, no final acabou que ele saiu no lucro, pois o ônibus foi lotado, com todos assentos ocupados e pessoas no corredor, o normal da passagem era 3 dólares, mas o motorista aproveitou a situação (demanda maior que a oferta) e cobrou 4 dólares a passagem, como não tínhamos opções, tivemos que aceitar de bom grado, cheguei em casa por volta das 01:30 aliviado por mim e preocupado pelo que viria a acontecer com o Junior, mas no final tudo se resolveu, uma experiência que posso dizer foi nada fácil para ele passar, mas já passou e é isso que importa.


Como prometido para ele vou postar umas frase de nossa ultima conversa no MSN:


Fabricio diz:
Enquanto isso estou tentando escrever e contar as presepadas do fim de semana hehehe. Mas minha mente jornalística não esta funcionando, acho que tenho que jogar Ceasar para esfriar a mente heheheh, o único problema é que não consigo passar da fase 5
Juscelino diz:
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk Poe isso no blog
Fabricio diz;
Ta feito! Desejo concedido! Só porque tenho medo dos ex-presidiários e você é um deles agora. Hahahha

(:

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkk Morri de rir, unico da festa sem roupa de festa(¿alguém liga?)=P
    Coitadooo do Junior =O....se tinha ki ser ficado la com ele pra fazer companiaa....seu amigo ingrato :P hsuahuhuu

    ResponderExcluir
  2. rapaz, depois vc tem que chegar pro James Cameron e apresentar um roteiro de filme das suas presepadas! ahauhauhauah
    que bom que tá tudo certo...

    abraço e vê se responde no msn, picareta!
    kk

    ResponderExcluir