sábado, 6 de novembro de 2010

Guayaquil – Equador

Fiquei um tempo ausente, contudo estou de volta firma e forte. Vamos aos fatos e acontecidos. Como dito anteriormente cheguei em Guayaquil as 20 horas, a previsão de chegada era as 18 horas, fiquei de ligar para o Junior (amigo meu que mora aqui em Guayaquil há uns 5 meses) assim que chegasse no terminal, contudo o ônibus da Ormenõs não para no terminal propriamente, para economizar tarifa e taxas de embarque/desembarque que a empresa tem que pagar para usufruir do terminal, a Ormenõs como outras empresas, possuem uma garagem própria para embarque/desembarque como acontece em Lima (PERU), porém quando desci do ônibus ele já estava esperando nesse local, como desceu no mesmo local há alguns meses atrás imaginou que estaria aqui, dito e feito, é bem perto do terminal o ponto da Ormenõs, porém é uma escuridão total. Reencontros a parte, fui direto para casa dele que fica bem pertinho do terminal.
Faz praticamente 10 dias que estou aqui em Guayaquil e como falei bem no comecinho, no primeiro post para ser específico, que tudo poderia mudar no decorrer da viagem, realmente tudo mudou. A idéia inicial era só viajar nesse próximo ano, cruzar continentes e oceanos com paciência e muita calma, contudo um pouco antes de partir já pensei na possibilidade de ficar no meio do caminho em algum país por algumas semanas ou meses, e foi mas rápido do que pensei a idéia se concretizou e resolvi ficar por aqui.
Porque Guayaquil? Poderia responder de diversas formas, contudo vamos a abreviação. Se eu fosse para qualquer cidade iria ficar sozinho, isolado etc, é lógico que com o tempo já teria conhecidos e amigos, contudo analisei a questão em si e vi que Guayaquil me oferece tudo que estava procurando, tem cursos que tive vontade de fazer, o custo de vida é baixo e agregando tudo isso já tenho amigos que estão aqui, porque não ajuntar o útil ao agradável? Resumindo é por isso que resolvi ficar aqui.
Essa semana que estou aqui foi apenas para procurar um lugar para ficar, resolvi ficar perto da casa do meu amigo que está bem localizada, demorei alguns dias para encontrar, porém essa semana achei uma suíte (kitnet) na cobertura de um sobrado com terraço e tudo, não é muito grande, contudo para uma pessoa está excelente, sem contar que ela acabou de ser reformada e está toda mobiliada com água e energia incluído por um preço excelente, outras suítes que achei ou era muito pequena e cara ou não era mobiliada, essa foi um achado de ouro. Está em frente ao aeroporto, perto do terminal, tem o shopping Mall de Sol, padaria, supermercados tudo perto, ônibus passa na frente de casa praticamente, tem um templo budista bem perto, pois vou estudar mandarim no templo com os monges, hehe, enfim, está perfeito. Amanha (domingo) já faço minha mudança. Sem contar que a dona da suíte tem uma casa de praia e já me ofereceu dizendo se eu quiser passar alguns dias ou semanas, ela faz um super preço, bem econômico mesmo. Mais para frente saberei se é verdade.
Guayaquil é uma cidade grande, uma metrópole como outra qualquer, com suas vantagens e desvantagens. Tem vários shoppings, avenidas grandes, parques, o Malecon (tipo um calçadão de Copacabana) ao lado do rio Guayas onde tem diversos restaurantes, praças, cinema 3D, pontos de encontros, tem até uma cabine com vários computadores com internet grátis, variedades de produtos nos supermercados, os mercados (como se fosse as feiras no Brasil) tem muita variedade de frutas e verduras, e tudo com um custo bem razoável. A moeda aqui é o dólar e o salário mínimo é USD 250, ou seja, com o câmbio atual o salário mínimo aqui é menor que o brasileiro, contudo o poder de compra é bem maior, para se ter uma idéia, a passagem de ônibus custa USD 0,25, com o câmbio de R$ 1.75 que estava no dia da compra de dólares, a passagem sai apenas por R$ 0.44, em Rondonópolis-MT é R$ 2.50, em São Paulo na capital de micro de R$ 4,00. Uma pizza família com 4 copos de refrigerantes na pizza Hut sai por USD 11.00 (R$ 19.25) enquanto no Brasil qualquer pizza família é R$ 25.00 para frente, sem contar o refrigerante. Uma caixa enorme de morango (mas é uma caixa enorme, em Rondonópolis vendia umas bandejinhas pequenas a R$ 3,00, creio que da umas 10 bandejas daquelas) está entre 3 a 4 dólares no máximo, cursos e livros o custo é bem inferior ao Brasil, isso são apenas alguns exemplos para não ficar citando todas. Enfim, como toda metrópole tem essas e outras vantagens, contudo há as desvantagens, como o transito, criminalidade (assassinatos, fraudes e furtos, apesar de que ultimamente em todas as cidades grandes ou pequenas isso já virou rotina, basta você tomar os cuidados necessários), poluição e etc. O importante a dizer é que no momento aqui me ofereceu o que estava procurando, talvez daqui 3,6 ou 12 meses isso já seja suficiente e já alcancei meu objetivo por aqui, então quando isso acontecer eu continuarei seguindo meu caminho. Um eterno aprendiz!

ps: Novamente ficarei ausente alguns dias devido ao fato que tenho que esperar alguns dias para instalação da internet na minha cobertura (hehehe).

3 comentários:

  1. Já sei, vai ficar ai na cobertura me esperando pra gente seguir viagem? kekeke
    Qto ao morango, manda um pouco aqui pra Toca tá?

    ;**

    ResponderExcluir
  2. olá
    skype odragoeiro
    procura me para falarmos
    abraço

    ResponderExcluir
  3. numa das minhas procuras por uma cidadela linda, encontrei está que ainda não tinha ouvido falar, e o seu blog pode me dizer algo para quem quer apenas passear ?

    abraço

    ResponderExcluir